Jogo da Cabra-Cega
Material:
-
1 lenço para cobrir os olhos
Descrição:
Uma das crianças amarra o lenço na cabeça de forma a cobrir os olhos,
sendo esta a "cabra-cega". As restantes crianças formam uma roda.
A "cabra-cega" fica no centro da roda e tem de dizer:
-
"Cabra-cega de onde vens?"
- "Venho da Serra."
- "Que me trazes?"
- "Trago bolinhos de Canela."
- "Dá-me um!"
- "Não dou!"
Então, as crianças que se encontram, na roda repetem "Gulosa, Gulosa,
Gulosa..." até que a "Cabra-Cega" apanhar alguém. As crianças não podem
sair do seu sítio na roda.
A Cabra-cega levanta-se e tenta apanhar uma criança da roda. Se apanhar
alguém, as crianças calam-se todas e a Cabra-cega tem de adivinhar,
apalpando com as mãos, quem é a (o) colega que apanhou. Quando acertar,
fica esse (a) a ser a Cabra-cega.
Antes de partir á procura de alguém, a "Cabra-Cega" dá três voltas sobre
si mesma.
Numa outra variante, as crianças espalham-se num espaço delimitado (não
muito grande). A "Cabra-Cega", de olhos tapados, tenta agarrar uma
criança qualquer. Todas as crianças, deslocando-se pelo espaço
disponível, se aproximam e afastam da "Cabra-Cega" com o objectivo da
desorientar enquanto cantam "Cabra-Cega, Cabra-Cega...". Quem for
agarrado pela cabra-cega passa para o seu lugar. Se a cabra-cega sair do
espaço delimitado, deve ser avisada.
Antes dos jogadores se dispersarem, pode haver este diálogo:
- “Cabra-cega o que perdeste?”
- “Uma agulha.”
- “Fina ou grossa?”
- “Fina” (ou então grossa)
- “Então anda achá-la..."
|
|
Jogo
do Anel
Material:
- Um anel (ou um objecto semelhante).
Descrição:
Primeiro escolhem quem vai ter o anel. O escolhido coloca o anel entre
as mãos, que estão encostadas uma na outra.
As outras crianças colocam-se em fila (ou roda) com as palmas das mãos
encostadas (como as dos portador do anel). A criança com o anel vai
passando as suas mãos pelo meio das mãos das outras crianças, deixando
cair o anel nas mãos de um deles, sem que ninguém se aperceba.
Quando tiver passado por todas as crianças, a que tinha o anel no inicio
pergunta "Quem ficou com o anel?".
Se a criança que responder acertar, fica com o anel; se não acertar, tem
de cumprir um castigo escolhido pelos outros colegas de jogo. |
Jogo
da Macaca
Material:
- 1 Pedra por criança
Descrição:
Neste jogo devem participar com vários amigos teus. Para começar um de
vocês lança a pedra para a casa 1. Depois, salta para a casa 2 ao
pé-coxinho e segue até chegar ás ultimas casas. Nas últimas casas tens
de fazer o caminho ao contrario até chegares á casa 2 de novo. Quando lá
chegares tens de apanhar a pedra que está na casa 1, sem colocar os dois
pés no chão.
Depois vais fazendo o mesmo até chegar á casa final (Lua).
|
Lencinho
da Botica
Material:
- 1 lenço ou um pano
Descrição:
Para jogares a este jogo deves chamar seis amigos teus (ou mais).
As crianças sentam-se no chão e fazem uma roda. Fora da roda fica uma
criança com o lenço. Esta criança vai colocar o lenço atrás das costas
de outra, sem que ela dê por isso.
Enquanto quem está fora da roda anda ás voltas dos que estão sentados no
chão vai-se cantando:
"O Lencinho da Botica
Lá vai, lá fica
Atrás da Barriquita,
O Lencinho da Botica
Lá vai, lá fica
Atrás da Barriquita."
Quando a criança perceber que tem o lenço atrás das costas deve-se
levantar e correr atrás da criança que estava fora da roda. Se não a
apanhar, a que estava fora ocupa o lugar da outra e a que estava sentada
é chamada de galinha choca e vai para o meio da roda. A galinha choca
troca com outra criança quando houver outra na mesma situação. |