Jogos

Jogo da Cabra-Cega

Material:
- 1 lenço para cobrir os olhos

Descrição:
Uma das crianças amarra o lenço na cabeça de forma a cobrir os olhos, sendo esta a "cabra-cega". As restantes crianças formam uma roda.  A "cabra-cega" fica no centro da roda e tem de dizer:
- "Cabra-cega de onde vens?"
- "Venho da Serra."
- "Que me trazes?"
- "Trago bolinhos de Canela."
- "Dá-me um!"
- "Não dou!"
Então, as crianças que se encontram, na roda repetem "Gulosa, Gulosa, Gulosa..." até que a "Cabra-Cega" apanhar alguém. As crianças não podem sair do seu sítio na roda.
A Cabra-cega levanta-se e tenta apanhar uma criança da roda. Se apanhar alguém, as crianças calam-se todas e a Cabra-cega tem de adivinhar, apalpando com as mãos, quem é a (o) colega que apanhou. Quando acertar, fica esse (a) a ser a Cabra-cega.
Antes de partir á procura de alguém, a "Cabra-Cega" dá três voltas sobre si mesma.

Numa outra variante, as crianças espalham-se num espaço delimitado (não muito grande). A "Cabra-Cega", de olhos tapados, tenta agarrar uma criança qualquer. Todas as crianças, deslocando-se pelo espaço disponível, se aproximam e afastam da "Cabra-Cega" com o objectivo da desorientar enquanto cantam "Cabra-Cega, Cabra-Cega...". Quem for agarrado pela cabra-cega passa para o seu lugar. Se a cabra-cega sair do espaço delimitado, deve ser avisada.
Antes dos jogadores se dispersarem, pode haver este diálogo:
- “Cabra-cega o que perdeste?”
- “Uma agulha.”
- “Fina ou grossa?”
- “Fina” (ou então grossa)
- “Então anda achá-la..."



 

 

Jogo do Anel

Material:
- Um anel (ou um objecto semelhante).



Descrição:

Primeiro escolhem quem vai ter o anel. O escolhido coloca o anel entre as mãos, que estão encostadas uma na outra.
As outras crianças colocam-se em fila (ou roda) com as palmas das mãos encostadas (como as dos portador do anel). A criança com o anel vai passando as suas mãos pelo meio das mãos das outras crianças, deixando cair o anel nas mãos de um deles, sem que ninguém se aperceba.
Quando tiver passado por todas as crianças, a que tinha o anel no inicio pergunta "Quem ficou com o anel?".
Se a criança que responder acertar, fica com o anel; se não acertar, tem de cumprir um castigo escolhido pelos outros colegas de jogo.

Jogo da Macaca



Material:
- 1 Pedra por criança


Descrição:

Neste jogo devem participar com vários amigos teus. Para começar um de vocês lança a pedra para a casa 1. Depois, salta para a casa 2 ao pé-coxinho e segue até chegar ás ultimas casas. Nas últimas casas tens de fazer o caminho ao contrario até chegares á casa 2 de novo. Quando lá chegares tens de apanhar a pedra que está na casa 1, sem colocar os dois pés no chão.
Depois vais fazendo o mesmo até chegar á casa final (Lua).

Lencinho da Botica

Material:
- 1 lenço ou um pano
 

Descrição:

Para jogares a este jogo deves chamar seis amigos teus (ou mais).
As crianças sentam-se no chão e fazem uma roda. Fora da roda fica uma criança com o lenço. Esta criança vai colocar o lenço atrás das costas de outra, sem que ela dê por isso.
Enquanto quem está fora da roda anda ás voltas dos que estão sentados no chão vai-se cantando:
"O Lencinho da Botica
Lá vai, lá fica
Atrás da Barriquita,
O Lencinho da Botica
Lá vai, lá fica
Atrás da Barriquita."

Quando a criança perceber que tem o lenço atrás das costas deve-se levantar e correr atrás da criança que estava fora da roda. Se não a apanhar, a que estava fora ocupa o lugar da outra e a que estava sentada é chamada de galinha choca e vai para o meio da roda. A galinha choca troca com outra criança quando houver outra na mesma situação.

VOLTAR