Caixinha Para o Escritório

Para guardares aquelas pequeninas coisas como clips, agrafos e selos, o nós vamos ensinar-te a construir mini-gavetas coloridas. Quando terminares podes oferecê-las a alguém ou colocá-las na tua escrivaninha.
Mãos à obra e vamos começar!

Precisas de:

- 3 caixas de fósforos vazias (grandes)

- Cola
- Papel de fantasia (lustro, veludo, etc.)

- 3 tachas

Vamos lá ao trabalho!

Cola as três caixas de fósforos umas sobre as outras. Atenção, as caixas têm de ficar muito bem alinhadas!
À volta das caixas, cola um papel à tua escolha.
Não te esqueças de deixar as "gavetas" livres para abrir e fechar.
Se quiseres, também podes forrar ou pintar as pequenas gavetas, mas para isso tens de as retirar das caixas.
Para finalizar, coloca uma tacha no centro de cada gaveta para servir de puxador.

Já está! A tua caixa para material de escritório está pronta!
 

Moldura

As fotografias permitem-nos recordar momentos e pessoas especiais. Por isso mesmo, podem-se tornar uma prenda especial para uma pessoa de que gostes muito. Escolhe uma bela fotografia e emoldura-a de forma original!

Precisas de:

- Pequenos ramos de árvores (finos)
- Cordel (80 cm)
- Cola
- Fotografia

Mãos à obra

Divide os raminhos de árvore em dois molhos: um molho (6 raminhos) deverá medir mais 5 cm do que a altura da foto e o outro molho (também 6 raminhos) deverá medir mais 5 cm do que a largura da foto.
Divide agora cada um dos molhos em dois.
Coloca-os à volta da foto (os mais pequenos, horizontalmente; os maiores, verticalmente), deixando 1 cm de espaço entre a imagem e a moldura. Une bem os raminhos e amarra os molhos horizontais aos verticais, fazendo uma cruz com o cordel.
Cola a fotografia nas costas da moldura.
Com um pedaço de cordel, faz uma aselha para pendurar a foto. Cola as pontas da aselha na parte superior horizontal da moldura.
Agora podes oferecer a alguém que gostes muito (por exemplo ao teu pai ou á tua mãe) ou então colocares uma foto tua e guardares num sítio que gostes muito.
 

Porta-Chaves

Esta é a prenda ideal para ofereceres a quem está sempre a perder as chaves, na próxima ocasião especial. Com um porta-chaves exclusivo e original, os teus familiares e amigos nunca mais vão ter desculpas para não saber onde puseram as chaves!

Material para o porta-chaves:

- Argola metálica (aproveita uma de um porta-chaves antigo ou estragado)
- Círculo com 10 cm de diâmetro de cartão resistente ou madeira
- Guaches
- Lã preta, castanha ou amarela
- Dois pioneses azuis, verdes ou castanhos
- Cola-tudo

Mãos à obra:
Corta um círculo de cartão com cerca de 10 cm de diâmetro e faz um pequeno furo junto a uma das extremidades. Passa a argola metálica pelo círculo. Pinta o círculo com guache cor de pele ou castanho muito claro. Se tiveres um círculo de madeira, o porta-chaves será mais resistente. Podes pedir a um adulto que te faça o furo com um berbequim. Aproveita também para pedir auxílio para fixar a argola do porta-chaves à madeira!
 

Cola vários fios de lã no topo do círculo e nas partes laterais para formar o cabelo (o cabelo disfarça o furo que prende a argola do porta-chaves!). Em vez de colocares a lã em fios podes fazer duas tranças para colar nas partes laterais!
 

Fixa dois pioneses da mesma cor no lugar dos olhos.

Com o guache vermelho desenha uma boca. Escolhe a expressão que desejas que o teu boneco tenha. Por exemplo, uma boca grande e virada para cima é sinal de alegria. Se desenhares uma boca mais oval, terás uma expressão de espanto.

Para terminar, pega num pincel de ponta arredondada e desenha a preto o nariz (basta um pequeno triângulo invertido), as pestanas, as sobrancelhas e se quiseres algumas sardas. Não te esqueças de desenhar duas pequenas pintas no centro dos pioneses para fazerem de íris dos olhos do boneco!

Sugestão:
Em vez de criares um boneco, podes colar no círculo uma fotografia da tua própria cara. Neste caso, depois de colares a fotografia, aplica por cima papel autocolante transparente para que esta não se estrague.
 

 

Voltar