PAULITEIROS.WEB.PT
 
 INÍCIO NOTÍCIAS PAULITEIROS DOWNLOADS PORQUÊ? CONTACTO
 

PAULITEIROS

O Que São Afinal?

Tente perceber com este texto informativo o que são os Pauliteiros de Miranda, compreenda os seus trajes, as suas danças e as suas origens.

Origens

A origem da dança dos pauliteiros não recebe unanimidade dos estudiosos que sobre ela se debruçaram. O Padre João Manuel de Almeida Morais Pessanha e outros autores atribuem a sua origem à clássica dança pírrica, guerreira por excelência. A dança mirandesa dos paulitos teria origem na dança pírrica dos Gregos mas manifesta também vestígios de danças populares do sul de França e na dança das espadas dos Suíços na idade média. Os romanos seriam os responsáveis pela propagação da dança pírrica a esta região.

O Dr. José Leite de Vasconcelos não aceita esta teoria justificando que a dança introduzida em Roma e depois espalhada pelo império nada tinha em comum com a dança pírrica.

Na dança pírrica, os dançantes, com armas e escudos de pau, simulavam o ataque a a defesa na batalha, usavam túnicas vermelhas, cinturões guarnecidos de aço e os capacetes dos músicos eram emplumados. Os bailadores colocavam-se em duas filas e dançavam ao som de flauta.

O Abade de Baçal vê muitas semelhanças entre esta dança e a dança dos pauliteiros tais como a substituição das túnicas pelas saias, o escudo pelo lenço sobre os ombros, os chapéus enfeitados e e a utilização da flauta pastoril. A própria evolução da dança, parece ter muitas semelhanças, com várias partes, perseguição, luta, saltos e a dança da vitória. Algumas das mais famosas danças retratam bem essas semelhanças como seja o Salto do Castelo (saltos) e o vinte cinco de roda (dança da vitória).

Em Espanha, a danza de palos, é dançada da Galiza à Estremadura. Segundo o folclorista e musicólogo espanhol Dr. Garcia Matos teria origem na dança da fertilidade. Outros autores espanhóis dizem que a dança é de origem medieval.

O Sr. P.e Mourinho concluiu que: trata-se de uma dança comum à Península Ibérica; que há nela tradições militares dos povos autóctones, dos greco-romanos, medievais e outras; embora possa ter existido anteriormente terá vindo com os repovoadores do reino de Leão.

Onde Se Dança?

A tradição mirandesa de dançar nas festas religiosas foi passando, desde o fim do século XIX, para todo o tipo de festas. De acordo com essa tradição, os grupos dançam em festas, eventos, e quaisquer acontecimentos festivos, levando, assim uma das mais características manifestações culturais da Terra de Miranda a todo o lado.

Os Laços

Um laço é cada uma das músicas dançadas pelos pauliteiros. A maioria das letras é em castelhano, mas muitas são em mirandês e algumas em português ou numa mistura destas línguas. Apresentamos a seguir a letra de um dos laços mais conhecidos e que é dançado pela maioria se não pela totalidade dos grupos de pauliteiros, Os Ofícios:

Quero aprender um ofício

Que me mantenha o Senhor:

Ser ferreiro, carpinteiro,

Barbeiro ou ferrador.


O Webmaster

 

NOTÍCIAS

Ultimos Destaques:


Feira de Gastronomia em Miranda do Douro!
20/21/22 de Fevereiro, em Miranda do Douro no largo do castelo, venha "provar" Miranda!

Pauliteiros de Fonte Aldeia! 
21 de Fevereiro, actuação do grupo de Pauliteiros de Fonte Aldeia na já referida feira de gastronomia!

Mais Notícias
 

LINKS

Mais Procura:


Attambur.com
- Site nacional acerca de musica folk.
Pedexumbo.pt - Associação de musica e dança folk.


Ultima Actualização: 30/01/2004


 

  Template creado por: Filipe Porto - Exclusivo para: Pauliteiros.Web.Pt