NEBt núcleo de engenharia biotecnológica

plano curricular

Engenharia Biotecnológica
O Potencial de Eng. Biotecnológica:
    A Licenciatura proporciona uma componente de formação em Biotecnologia, direccionada para o sector agrário numa tripla vertente de apoio à produção, à transformação de produtos e à biorremediação:
    • Na produção, o Engenheiro Biotecnólogo deverá ser capaz de intervir ao longo de uma linha de produção Agro-industrial, desde a matéria prima, até ao produto final pretendido. Quantificando e controlando o processamento segundo parâmetros legais, microbiológicos e tecnológicos (por exemplo, processamento em indústrias de leite e derivados, carnes e enchidos, produção vinica, entre outros).

    • Na transformação de produtos, como o culminar da produção, a transformação e recuperação de sub-produtos de origem animal e vegetal para produção de energias alternativas, bem como produtos alimentares (por exemplo, a inoculação de “Single Cell Protein” no tratamento de efluentes da indústria de lacticínios com consequente obtenção de energia e de um efluente não poluente; tratamento de estrumes com obtenção de gás natural).

    • Na biorremediação, esta área de protecção e recuperação ambiental envolve o desenvolvimento da agricultura biológica, criação de processos de biocontrolo para a resolução de problemas ambientais gerados pelos sectores produtivos primário e secundário (são exemplos: o tratamento de efluentes, a gestão de resíduos, biocontrolo de pragas e doenças, técnicas laboratoriais de diagnóstico, entre outros).
    Além disto tudo, o curso de Engenharia Biotecnológica visa ainda a preparação de profissionais com capacidade para conhecer e desenvolver as potencialidades de microrganismos, plantas e animais, assim como os mecanismos moleculares que permitam a manipulação dos seus genomas, de modo a potenciar a sua importância/utilidade. Aos conhecimentos técnico-científicos nos domínios de intervenção biotecnológica, pretende-se associar uma forte componente económica, de forma a facilitar a sua integração no mundo empresarial e permitir que possam gerir ou criar empresas nesta área.